domingo, 26 de setembro de 2010

Reciclagem, o modelo de Barcelona


O modelo de coleta de lixo criado para a Vila Olímpica de Barcelona em 1992 se tornou referência mundial e hoje mais de 50 cidades do mundo utilizam o mesmo sistema. As latas de lixo e os caminhões de coleta foram trocados por tubos instalados no subsolo que transportam todo o lixo para um centro de triagem. A tecnologia utilizada é incrível. Depois de percorrer a tubulação a uma velocidade média de 40km/h o lixo chega ao centro de triagem, ali o lixo é separado e transportado para uma usina de reciclagem.Os plásticos, alumínio, papel são reciclados e o lixo orgânico é transformado em combustível que move turbinas geradoras de eletricidade. Os reflexos da tecnologia catadora de lixo são vistos em toda a cidade. A sujeira das ruas é praticamente inexistente. Cerca de 160 caminhões de coleta deixaram de circular pelas ruas, o que torna o ambiente mais agradável, silencioso, limpo, livre da  emissão de CO2 gerada pelos caminhões de coleta e, principalmente, mais cheiroso. Atualmente, cerca de 70% do lixo de Barcelona é recolhido assim, mas a cidade tem investido para que em cinco anos, toda a coleta seja subterrânea. Essa é uma maneira mais ecológica e higiênica de transportar o lixo para o local correto e ainda obter aproveitamento total, em termos de reciclagem.
O Departamento de Meio Ambiente da Catalunha em parceria com a Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), Ros Roca e Nord Engineering, criaram um novo modelo de containers para reciclagem do lixo. Eles foram projetados para o uso de toda a população. Os Containers são identificados com elementos que facilitam para as pessoas localizarem e se distinguirem em espaços públicos. Cada categoria de lixo é associada a uma cor: Lixo Orgânico – Marrom; Lixo em geral-Cinza (nesta categoria entram roupas, calçados, eletroeletrônicos e afins); Papel e Papelão – Azul; Plástico e Embalagem – Amarelo e Vidro – Verde. Os containers são alinhados na mesma ordem em todos os lugares da cidade onde estão disponibilizados facilitando assim a utilização por pessoas com deficiência visual. Além desse detalhe em cada container existe um símbolo em alto relevo indicando o tipo de lixo coletado. Esses símbolos foram criados pela ONCE (Organização Nacional Espanhola de Cegos).
Durante o meu curso de Gestão em Barcelona pude conhecer todo o processo da destinação do lixo. Algo surpreendente e a educação das pessoas faz com que o sistema seja eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário