quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Aquecimento Global e Mudanças Climáticas

Dizem por aí que o aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta, penso um pouco diferente. No meu humilde entendimento o aquecimento assim como o resfriamento que vem ocorrendo em algumas regiões do planeta causam alterações climáticas.
Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais. Aí eu pergunto: E o resfriamento dos oceanos? Existem 3.200 boias espalhadas pelos oceanos para medir a temperatura e salinidade e as medições mostram perda de calor. Como os oceanos fazem parte de 71% da superfície terrestre, eles são fundamentais para o clima do planeta. Só o Pacífico ocupa 35% da superfície e está resfriando desde 2000.
Alguns dizem não passar apenas de interesses econômicos, dizem que os fluxos naturais dos oceanos, vulcões e vegetação somam 200 bilhões de emissões por ano. A margem de erro é de 40 bilhões para cima ou para baixo e o homem coloca apenas 6 bilhões, portanto as emissões humanas representam 3%. O aquecimento global se tornou um embate político e econômico. Reduzir as emissões de carbono é reduzir a geração da energia, base do desenvolvimento em qualquer lugar. Como existem países que têm a sua matriz calcadas nos combustíveis fósseis, não há como diminuir a geração de energia elétrica sem reduzir a produção.
Bom, enquanto alguns vão discutindo se está esquentando ou esfriando, se as emissões geradas pela ação humana interferem ou não na dinâmica do planeta eu continuo insistindo em uma mudança comportamental do homem. Com aquecimento ou sem aquecimento só não enxerga as mudanças que estão ocorrendo ao longo dos anos quem não quer! O homem está destruindo e fazendo vista grossa. Em posts futuros vou colocar alguns exemplos.
Complexo e muito complicado . Leio muito sobre o assunto e como sou muito desconfiada não acredito em tudo que vejo nas mídias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário