terça-feira, 30 de novembro de 2010

Um câncer metastaseado no Brasil

A violência no Rio de Janeiro está estampada nos jornais de todo o mundo. Qual é a imagem projetada lá fora? Patifaria, malandragem, violência, exploração sexual, drogas, corrupção, etc. Já não faz parte do imaginário estrangeiro, mas uma visão destacada, algo concreto, sem máscaras ou maquiagens. O Brasil é um país sensacional, mas cheio de contrastes, completamente paradoxal. Dizem que o Brasil é imensamente rico, mas absurdamente pobre porque é um país de maioria excluída e de pessoas que vivem à margem da pobreza, beirando a miséria.
Parece contraditório mas é verdade: somos uma Nação rica, mas o número de brasileiros pobres é enorme. Falta tudo! Um sistema de saúde adequado que atenda a todos, educação de qualidade, emprego, igualdade social e distribuição de renda planejada, resumindo falta desenvolvimento sócio-econômico generalizado.
O que gera toda essa violência é exatamente a falta de planejamento conjunta, pois uma ausência puxa a outra, não existe um problema social, existem vários problemas sociais. O povo brasileiro não sabe o que é ética, não tem noção de cidadania e para quem governa isso não importa, que sejamos manipuláveis.
Hoje a frase da bandeira brasileira deveria ser: Desordem e Retrocesso.
O Brasil só se preocupa com carnaval e futebol. Quem não é observador não percebe, mas é isso mesmo! Boa parte do ano o grande lance é o futebol, por alguns dias a preocupação é o reveillon e no dia 01 de janeiro já começa a falação sobre carnaval.
As únicas campanhas feitas no Brasil em rede nacional são: Use camisinha (no carnaval), no resto do ano não precisa e a campanha para doação de sangue que ocorre normalmente na época de feriados prolongados.
Ninguém fala nada sobre consumo de drogas. Droga é também um problema que deveria ser tratado pelo Ministério da saúde. Enfraquecer a bandidagem não resolve o problema. Enquanto houver produtores e usuários, haverá traficante. Enquanto não houver o básico (assistencialismo não resolve nada é uma ação paleativa), enquanto não houver ações sociais objetivas com poder transformador e comprometidas com o desenvolvimento sócio-econômico, enquanto não houver dignidade e respeito no Brasil seremos vexaminosos, conviveremos com a violência. E enquanto não houver punição severa para políticos haverá patifes no governo.

"Em toda a parte onde a propriedade for um direito individual, onde todas as coisas se medirem pelo dinheiro, não se poderá jamais organizar nem a justiça nem a prosperidade social, a menos que denomineis justa a sociedade em que o que há de melhor é a partilha dos piores, e que considereis perfeitamente feliz o Estado no qual a fortuna pública é a presa de um punhado de indivíduos insaciáveis de prazeres, enquanto a massa é devorada pela miséria."
Do livro Utopia de Thomas Morus.

"O Brasil não deve governar para os pobres, o Brasil deve governar com os pobres. É impossível ter paz com a pobreza." Assim disse Muhammad Yunus em sua passagem pelo Brasil no mês de maio do ano corrente. Estava presente quando ele disse isto. Fiquei cheia de vergonha!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O que a Petrobras anda fazendo com a Biodiversidade do Parque Estadual da Serra do Mar

O Parque Estadual da Serra do Mar está entre as maiores áreas REMANESCENTES de Mata Atlântica do Brasil. A UNESCO declarou a Mata Atlântica como reserva da BIOSFERA, sendo assim, flora e fauna deveriam ser preservadas e os Caiçaras respeitados, mas não é isso que está acontecendo.
A Petrobras está construindo um gasoduto que passa pelo Parque Estadual da Serra do Mar onde existem 40 espécies de aves e 21 espécies de mamíferos ameaçados de extinção. Entre as espécies estão o macaco-prego, o bugio, a jaguatirica e a onça-pintada. Os animais podem se tornar vítimas do desmatamento, podem ser atropelados nas estradas que estão sendo construídas para manutenção do gasoduto ou simplesmente podem se tornar presas fáceis para caçadores devido à facilidade de acesso a regiões antes inexploradas.
O Consema sugeriu a construção de um túnel de 5,2 km no trecho do parque estadual, mas parece que ficou só como sugestão incorporada ao projeto.
O gasoduto vai transportar o combustível de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, para Taubaté, no Vale do Paraíba. A Petrobras planeja transportar 20 milhões de m³ por dia de gás natural para as indústrias da região.
Um estudo de impacto da região aponta três impactos positivos (criação de empregos, arrecadação de impostos e maior quantidade de gás natural) e treze impactos negativos (todos relacionados a Biota). Mesmo assim, a conclusão da Petrobras é de que a obra é viável. Vai entender!

Apesar de todos os protestos realizados por ambientalistas e ecólogos a Petrobras conseguiu o licenciamento. Uma proposta para a construção do gasoduto passando por fora da APP da Serra do Mar foi ignorada porque deveriam ser feitas desapropriações. Na hora de desapropriar para construir viadutos não medem esforços e dinheiro não lhes falta. Esse é o Brasil!
Como é sabido compensação ambiental ainda é utopia no Brasil, além do mais quando a compensação ambiental acontece ela não recupera o desmatamento e nem leva de volta os animais que um dia viveram naquela região.
Os estudos de impacto sempre são manipulados visando somente interesses políticos e econômicos e não podemos ir contra porque está tudo "conforme a lei", portanto, continuaremos a presenciar calados a destruição da natureza.
"O problema do sistema é la em cima." Não tenho dúvidas disto quando o assunto é a Petrobras.